Entenda a diferença entre os tipos de Banana

 


Rica em variedades e nutrientes, a banana é uma fruta que faz parte da alimentação de muitos brasileiros. Amplamente cultivada no país, ela é saborosa pura, em doces, na farofa… Mas apesar do gosto parecido, há diversos tipos de banana, com diferentes valores calóricos. E, dependendo da receita, vale a pena apostar em um tipo específico para potencializar o seu sabor.

Se o consumo de banana faz parte da sua rotina, saiba que a fruta ajuda muito a saúde. Além de saciar a fome, devido a presença de grande quantidade de fibras, ela ainda auxilia no controle da pressão arterial, estimula a sensação de bem-estar, ajudando na produção de serotonina, diminui câimbras e dá mais energia.

A seguir, conheça os tipos de banana mais consumidos no Brasil, suas principais características, valores nutricionais e aprenda receitas práticas para fazer com cada uma delas.

Tipos de banana: conheça as principais

Banana-da-terra


A banana-da-terra é mais dura do que as demais e deve ser consumida cozida. (banana da terra Luis Echeverri Urrea/iStock)

A banana-da-terra é um pouco mais consistente e nutricionistas recomendam que ela seja consumida cozida. Este tipo de banana auxilia no equilíbrio intestinal, possui ação antioxidante e altos teores de potássio, vitaminas do complexo B e vitamina C, que também ajudam a aumentar a energia. Ela tem 122 calorias para cada 100 gramas.

Se consumida crua, a fruta pode ter uma digestão complicada. Por isso, opte por usá-la em receitas. Chips, assada com pitadas de canela, na farofa, assada com queijo, em tortas e até mesmo em nhoque são opções super saborosas!

Banana nanica

Diferente do que muita gente pensa, a banana nanica não é pequena. Ela possui de 15 a 24 centímetros, mas tem esse nome porque a bananeira, originária da Ásia, é de baixa estatura.


Banana nanica também fica super saborosa com mel e granola. (katia muniz/iStock)

Uma fruta do tamanho médio tem cerca de 90 kcal e esse tipo de banana é recomendado, principalmente, para pessoas que praticam exercícios, devido a sua grande quantidade de potássio, que ajuda a prevenir câimbras. Além disso, é um alimento ótimo para quem precisa reduzir a pressão.

Ela melhora problemas de constipação, acalma o estômago e o sistema nervoso. Também combate anemia e a insônia e pode ser consumida verde para reduzir o colesterol. Conhecida como banana d'água, a banana nanica fica ainda mais saborosa em bolos, cuca e doces.

Banana prata

A banana prata é uma grande aliada de quem tenta seguir uma alimentação com menos calorias ou quer emagrecer. Ela tem apenas 89 Kcal por 100 gramas e é rica em potássio, mineral de grande importância para a saúde.


A banana prata é um dos tipos de banana mais consumidos pelos brasileiros. (cobanyildizifilm/iStock)

Assim, ela pode prevenir doenças cardiovasculares, melhorar a saúde mental, dores de cabeça, estresse e ansiedade, e ainda pode ajudar no ganho de massa muscular.

Uma das mais comuns no Brasil, a banana prata fica ótima amassada com aveia e mel, mas também em bananada, bolos e farofa.

Banana maçã

A banana maçã é pequena, mas tem um enorme potencial. Ela conta com grandes quantidades de vitaminas B e C e ajuda a combater problemas estomacais, inflamações no fígado e nos rins, gota e até tuberculose. Além disso, esse tipo de banana neutraliza a concentração de ácidos no organismo e regulariza o sistema nervoso.


A banana maçã é pouco calórica e pode ajudar quem quer perder peso. (Yusuke Ide/iStock)

A banana maçã é pouco calórica e recomendada para quem está de dieta, contendo apenas 87 Kcal para cada 100 gramas da fruta. Um bolo fit com ela acompanhado de um suquinho vai fazer sucesso no seu lanche.

Banana ouro

A banana ouro é conhecida por ser a menor entre todos os tipos da fruta e uma das mais doces também. Cada porção tem cerca de 112 Kcal, mas ela possui baixos índices de gordura e sódio, além de ser uma rica fonte de potássio, ferro, vitamina C, proteínas e carboidratos.


A banana ouro é recomendada para bebês e pode ajudá-los no desenvolvimento dos músculos, entre outros benefícios (AlessandraRC/iStock)

A banana ouro auxilia muito no crescimento dos bebês, atuando no desenvolvimento muscular, prevenção da anemia e da prisão de ventre. Por ser bem adocicada, este tipo de banana é ideal justamente para fazer doces, entre eles, banana flambada com sorvete.


Postar um comentário

0 Comentários