CV = Curriculum Vitae = Currículo
{Dicas importantes para o seu curriculum vitae}

Normalmente as empresas recebem imensos "CVs" e como tal é importante que o seu CV "chame a atenção" de quem os lê ou seleciona.
Um bom 'curriculum vitae' pode ser a diferença entre conseguir ir ou não a uma entrevista de emprego.
Existem dicas importantes para que o seu CV seja um bom CV e que tenha mais probabilidades de ser escolhido pelo empregador ou pela pessoa responsável pelo recrutamento.



6 Dicas importantes para o seu CV:
O CV deve ser simples
O curriculum vitae é apenas um "resumo" do seu historial profissional e acadêmico e por isso o CV deve ser simples. Não é importante dar a conhecer os "detalhes" no CV, para tal efeito é que existe a entrevista de emprego.
O CV não deve ter erros
Faça muita atenção aos erros ortográficos e aos erros gramaticais.
Leia atentamente o seu curriculum vitae e retifique todos os erros
ortográficos e gramaticais pois um curriculum vitae com erros está
condenado a ir para o lixo.
Se necessitar, peça a alguém para
ler/reler o seu CV e que lhe ajude a corrigir os erros ortográficos e
gramaticais. Não confie muito nos corretores ortográficos
disponibilizados online.

O CV deve conter os "antigos empregos" pela ordem inversa
O seu historial profissional deve ser apresentado pela ordem inversa, começar pelo emprego mais atual até ao emprego mais antigo.
O historial profissional deve ser apresentado cronologicamente, deve ainda ser mencionado a empresa e o cargo ocupado.

O CV deve ter os seus "pontos fortes
Sem entrar em muitos detalhes, o deve ser elaborado de forma a salientar os seus pontos fortes.
Os 'pontos fortes' devem ser mencionados de forma a despertar o interesse do empregador ou pela pessoa responsável pelo recrutamento. Os "detalhes sobre os pontos fortes" você terá oportunidade de explicar na entrevista de emprego.

O CV não deve ser "100% standard"
O CV não deve ter "formato standard", deve ter um toque pessoal e deve ser "adaptado" à empresa ou ao cargo a ocupar.
Os responsáveis pelo recrutamento não gostam e facilmente detetam os CVs feitos de forma standard. Costumam gostar e ler mais atentamente um curriculum vitae que seja 'personalizado' (à medida da empresa e/ou do cargo a ocupar). Personalizando e adaptando o seu CV, você estará a mostrar ao "empregador" que você conhece a empresa e que está verdadeiramente interessado em conseguir o emprego/trabalho.

O CV não deve ter mentiras
O seu curriculum vitae deve ter somente dados verdadeiros porque os empregadores quando interessados em dar um emprego ou cargo a alguém irão controlar ou verificar os dados fornecidos no curriculum vitae. Se eventualmente detetarem uma mentira, mesmo que você a considere como inofensiva, tal mentira poderá ser fatal para si. O empregador perderá a confiança em si pois achará que você não tem credibilidade, etc.
Um caso muito corrente é as pessoas mentirem dizendo que trabalharam mais tempo em empregos anteriores. Nunca faça isso mesmo que ache que é inofensivo.


Postar um comentário:

0 comments: