Você sabia que nem todo mundo consegue praticar esportes? Apesar de ser muito cultuada a ideia de que para ser saudável tem que fazer atividade física, existem determinados esportes que nem sempre são a melhor opção.
Tanto no esporte, como na atividade física é possível praticar sozinho ou em grupo, no entanto, a principal diferença entre esporte e atividade física é que no esporte é possível haver competição e por isso existe a possibilidade de se tornar um atleta, já na atividade física, isso não acontece. A pessoa se dedica e faz os exercício, mas não há competição entre aulas de Pilates, por exemplo.

Todo tipo de exercício físico é bem-vindo porque assim os músculos e as articulações ficam mais fortes, há mais flexibilidade e melhora do humor e do bem-estar. Mas para aproveitar ao máximo o que os exercícios e os esportes podem fazer por você, indicamos aqui as melhores opções para crianças, adolescentes, jovens e mulheres que estão na menopausa.

Para crianças e adolescentes:


Nesta fase da vida boas opções são atletismo, ginástica artística ou rítmica ou nado sincronizado porque exigem boa coordenação motora, agilidade, força e resistência. Estes esportes podem ser realizados em centros de esporte, piscinas e clubes de regatas, por exemplo.
Mas se você ou seu filho não gostam desse tipo de atividade ou se não é fácil para você conseguir estas modalidades.

Para jovens cheios de energia:

Para quem está cheio de energia para gastar e deseja praticar um esporte remo, vela, futebol, handebol, voleibol e até mesmo o polo aquático são boas opções porque exigem um bom condicionamento cardiovascular que é mais facilmente adquirido nesta fase da vida.
Esses esportes com bola podem ser praticados com maior facilidade porque já caíram no gosto nacional e são facilmente encontrados, já o polo aquático não é tão comum, embora seja muito fácil de jogar, sendo semelhante a um jogo de handebol dentro da piscina, por isso, que tala chamar os amigos para um joguinho?

Para jovens sedentários ou muito acima do peso:

Quem nunca praticou nenhum esporte ou está acima do peso ideal pode optar porlutas como boxe, jiu jitsu ou levantamento de peso porque são esportes de combate e contato físico que não são tão cansativos como a corrida e por isso não exigem muito condicionamento cardiovascular.
Mas ainda assim é preciso garantir que você está com boa saúde e por isso pode ser legal ir no nutricionista para ele indicar como deve ser sua alimentação, já que agora você decidiu ser uma pessoa saudável e cheia de disposição.

Para mulheres na menopausa:

Natação, canoagem e ciclismo dentro ou fora da água que são muito indicados para esta fase da vida da mulher porque ajudam na perda de peso, que tende a ocorrer nesse momento e ainda ajudam a combater o calor da menopausa. Assim você garante que não fica com aquele suor escorrendo pelo corpo. 
Para quem já passou dos 60 anos de idade e ainda não decidiu o que quer fazer, algumas boas opções são os esportes mais controlados, com menos impacto e risco de queda, como por exemplo arco e flecha, tênis ou ping pong. 

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