O bicarbonato de sódio (NaHCO3) é um forte aliado na limpeza doméstica.
Por ser alcalino e atóxico, o pozinho branco atua como como desodorizante de diversos itens e, também, serve – entre outras coisas – para desencardir panos de prato e eliminar os “amarelados” de roupas de lã ou algodão guardadas por muito tempo.
Fonte: Roberto M. Figueiredo (Dr. Bactéria), biomédico e diretor da Microbiotécnica.

Desodorizador

Getty Images

Geladeira cheirosa

Para eliminar de vez os maus odores da geladeira coloque um copinho com bicarbonato de sódio na porta do eletrodoméstico e mantenha-o destampado. Mexa o pó uma vez por semana e troque-o após três meses.
Getty Images

Tapete ou carpete sem maus-odores

Para eliminar o mau-cheiro deixado pela fumaça dos cigarros ou pelos animais de estimação, basta aspergir sobre a superfície do carpete ou tapete a solução de bicarbonato de sódio (uma colher) e água (uma xícara). Aguarde por quatro horas e varra com uma vassoura ou use o aspirador. Atenção: faça o teste em um pedacinho do tapete para verificar se não há alterações de cor das fibras.
Getty Images

Tábua para carnes salubre e inodora

Para remover odores e resíduos da tábua de madeira para o corte de carnes esfregue a superfície com bicarbonato de sódio. Depois, é só enxaguar.
Getty Images

Blusas de lã sem cheiro de guardado

O bicarbonato de sódio também acaba com cheiro de guardado de blusas de lã e cobertores. Para tanto, borrife uma solução de bicarbonato de sódio e água (uma colher de sopa para um copo de água) ou polvilhe um pouquinho do pó sobre a trama. Aguarde por cerca de uma hora e limpe com uma escova para tecidos.

Clareador

Getty Images

Panos de prato impecáveis

Antes de colocar para lavar, ferva os panos por cinco minutos em uma solução de um litro de água e uma colher de sopa de bicarbonato de sódio. Então, coloque os itens para lavar como de costume: eles ficarão limpinhos!
Getty Images

Tecido amarelados nunca mais!

Para clarear manchas em tecidos (algodão e linho) amarelados pelo tempo, ferva-os em uma panela bem limpa por um hora em uma solução de sal de cozinha (uma pitada generosa) e bicarbonato de sódio (uma colher de sopa). Só cuide para não misturar as cores!

Postar um comentário:

0 comments: