ATENÇÃO: A temperatura da água é o segredo da lavanderia!

Morar sozinho é incrível. E as primeiras semanas são ainda mais, pois são nelas que você finalmente se dá conta que “arrumar a casa” e “diversão”, quase nunca combinam.

Sendo “lavar roupa” um dos piores problemas. Sem a ajuda mágica da mãe, ninguém está livre de manchar uma camisetinha, ou encolher um sueter.
Mas você sabia que podemos evitar esses problemas apenas escolhendo a temperatura ideal da água para nossa roupa? Separamos algumas dicas pra você não transformar aquela sua camiseta do Corinthians numa baby look prá lá de sensual.

***

De olho na etiqueta

Não é para você ter bons modos na hora da lavagem, nada disso. Sabe aquela coisinha que pinica e incomoda, que às vezes você corta fora? A etiqueta da roupa diz exatamente como a peça deve ser lavada. Leia sempre, é realmente importante. 
Ela que vai dizer se a roupa pode ir à máquina ou não, se pode passar ou não, se pode colocar alvejante ou não e se a temperatura da água deve estar fria ou quente. Todos os segredos estão ali, debaixo do seu nariz. Ou melhor, da sua nuca.
etiqueta_sossslteiros

Água quente ou fria?

As novas máquinas de lavar tem um sistema de água quente – o que ajuda bastante na limpeza – mas não é a melhor maneira para começar a lavar a roupa, já que a alta temperatura, na primeira lavagem, pode intensificar a mancha e a sujeira da peça.
A pré-lavagem vai melhor com água fria, pois retira o excesso das manchas e sujeiras, e prepara a roupa para a lavagem de verdade. Mas como cada caso é um caso, não custa nada saber quais temperaturas usar em cada situação. Vamos lá!

Água quente (acima de 54° C)

Apesar de deixar a roupa mais limpa, a água quente pode danificar e desgastar a peça mais rápido. Para conseguir limpar e, ao mesmo tempo, preservar, escolha a temperatura máxima da roupa (que estará descrita na etiqueta!).
Dica: as roupas brancas, muito sujas ou com manchas de gordura, são sempre lavadas em água quente, bem como lençóis e fronhas – já que a quentura pode matar possíveis germes e vírus.
etiqueta60_sosososlteiros

Água morna (32° C)

Jeans, algodão e peças de roupas que são usadas frequentemente (tipo uniforme) podem ser lavadas com água morna. E a mais usada em lavanderias comerciais.
etiqueta32_sossolteiros

Água fria (27° C)

Tecidos mais delicados como roupas íntimas, de seda, de lã, de linho e roupas escuras devem ser lavadas com água fria. Ela não limpa tão bem como a água quente, mas é a melhor opção para peças delicadas ou que possam encolher.
Além disso, é na água fria que você deixa a roupa de molho (não mais que 12 horas) e com ela que se tira manchas de sangue, vinho ou café.
etiqueta27_sossolteiros
Agora já pode parar de levar a mala cheia de roupa suja quando for visitar sua mãe. Que tal?

Imagem de capa: bolsademulher
Fontes: Bolsademulher | Ehow
Tags:águabem estarfrialavadouralavanderialavar roupaslimpezamáquina de lavarmorar sozinho,mornaquente

Postar um comentário

0 Comentários