Resumo

Trabalhar por conta própria é uma alternativa atraente para muitos profissionais, pois com disciplina e organização se pode obter um negócio lucrativo e rentável, com a vantagem de não estar subordinado a ninguém. Mas para atingir esse objetivo você precisa levar em consideração alguns aspectos. Leia estes conselhos e concretize os seus sonhos.

Passos

1

Respeite os horários. Não seja desorganizado simplesmente porque você não precisa seguir um horário de escritório. Procure elaborar a sua própria rotina de trabalho com a quantidade de horas necessárias para executar as suas tarefas, mas não seja radical nem trabalhe o dia todo. Lembre que também é muito importante ter tempo para desfrutar a vida.

2

Providencie um lugar adequado para trabalhar. Certa estrutura mínima é necessária se você quer atuar como “freelancer”: um computador com boa conexão de Internet, uma cadeira confortável e principalmente um ambiente sem distrações. Para poder trabalhar você precisa de concentração. Quando já estiver com uma quantidade fixa de clientes e trabalhos encaminhados, aproveite para investir em outras ferramentas que poderão valorizar o seu trabalho e facilitar o seu dia-a-dia, como uma boa impressora, uma linha telefônica, um celular de última geração, um aparelho de fax, etc.

3

Seja realista. Procure fixar prazos reais para elaborar suas tarefas. Não seja exigente demais com você mesmo. Um trabalho entregue no tempo e realizado corretamente deixará o seu cliente feliz e disposto a realizar outros projetos com você no futuro.

4

Elabore uma agenda diária. Considere que você não conta com uma secretária que cuida dos seus horários e às vezes a memória pode falhar. Para evitar isso, faça um registro diário das datas de entrega dos trabalhos, dos trabalhos pagos, dos que ainda precisam ser cobrados e de qualquer outro dado que possa ajudar você a se organizar melhor.

5

Fixe um preço justo ao seu trabalho. É fundamental que você esteja atualizado sobre os valores praticados no mercado. Consulte a Internet, pergunte a outros profissionais do seu ramo, peça orçamentos para tomar como base. Considere toda a informação obtida antes de passar um valor ao seu cliente.

6

Lembre-se do porque você quis se tornar um freelancer. Provavelmente você escolheu ser independente por causa da liberdade de horários e da ausência de hierarquia, além de outros fatores pessoais. Portanto, dedique o tempo necessário para o lazer, a sua família e os seus amigos. Mas não negligencie o seu lado profissional. Continue participando de cursos, seminários e encontros que possam render contatos, novos conhecimentos e futuros clientes.

Importante

• Lembre que todo trabalho necessita de compromisso e que o bom resultado vai depender de você. Nunca aceite trabalhos que você não tenha condições de realizar.

• Tenha cuidado com os oportunistas. Existem pessoas que podem se aproveitar de você e até roubar as suas idéias. Procure obter referências do potencial “cliente” antes de enviar suas informações e apresentar os seus projetos.

Postar um comentário:

0 comments: