Resumo

O temor é uma resposta normal diante de situações que pressupõem um certo risco à nossa integridade física ou psicológica. Na verdade, é um excelente mecanismo que nos protege do descuido e de atos inconseqüentes.
Entretanto, há temores infundados, que não correspondem a uma ameaça real. Ou são desproporcionais à realidade. Nestes casos, poderíamos dizer que estamos diante de uma fobia.
Uma das fobias atuais é a de andar de avião. Se você sofre deste mal, siga estas dicas para superá-lo.





Passos

1

Não fique imaginando que um acidente fatal vai acontecer assim que você subir no avião. As estatísticas confirmam que se trata do meio de transporte mais seguro que existe.

2

Quando decidir realizar uma viagem, compre a passagem com antecedência. Assim você evitará somar ao medo o estresse de fazer tudo na última hora.

3

Escolha uma poltrona longe das saídas de emergência. Se possível, sente-se no corredor. As tentativas de "controlar" todos os movimentos do avião tendo visão da pista antes da decolagem ou na hora da aterrissagem só aumentarão a sua preocupação.

4

Evite, na medida do possível, viajar sozinho. Procure contar com a companhia de alguém com quem se sinta à vontade e possa conversar, inclusive sobre os seus medos.

5

Se tiver que viajar sozinho, pense na possibilidade de se aproximar de um comissário de bordo e contar o seu problema. Eles estão treinados para acalmar os passageiros da maneira adequada.

6

Durante o vôo, faça algo de que gosta e que o distraia. Desse modo a sua memória irá associando situações agradáveis com o ato de voar.

7

Leia atentamente as instruções de segurança e siga as indicações dos comissários de bordo, mas não se torne obsessivo, não releia o livrinho de instruções, não fique verificando as possíveis saídas e vendo por onde escapar.

8

Comece com vôos curtos, que não durem mais de duas horas. À medida que você tiver menos medo, poderá enfrentar vôos mais longos.

9

Aproveite o tempo livre antes de embarcar para visitar as lojas do aeroporto. Evite tomar café ou bebidas à base de cola em excesso, já que tendem a aumentar a ansiedade. Além disso, não exagere nos alimentos, para evitar náuseas durante a decolagem. Compre uma guloseima (os chicletes, por exemplo, ajudam a não obstruir os ouvidos na decolagem e na aterrissagem) ou algo com que possa se distrair durante a viagem. Uma revista, um bom livro, palavras cruzadas ou um jogo individual são excelentes companhias.

10

Escolha cuidadosamente o destino e tente fazer da chegada um momento agradável. Procure chegar com tempo para realizar todos os processos necessários e esperar a bagagem sem pressa para ir a um compromisso.

Importante

  • As estratégias mais eficazes para superar as fobias para sempre são aquelas que incluem etapas, avançando paulatinamente sobre o medo. Não se exija superar as fobias de um dia para o outro. Permita-se usar o tempo de que precisar e dê um passo pequeno de cada vez.

Postar um comentário:

0 comments: