Resumo

Quem não gosta de ir ao shopping e voltar cheia de sacolas com coisas bonitas? O problema é quando comprar vira uma compulsão.
A compulsão é uma doença em que a pessoa sente um desejo incontrolável de adquirir coisas, mesmo que não precise delas. É mais frequente nas mulheres e geralmente está ligada a depressão, auto-estima baixa e ansiedade.
Quando você faz uma compra, se ativa no cérebro o sistema de recompensa, parecido com o mecanismo cerebral dos viciados em drogas. Esse circuito é responsável pelo prazer ligado ao ato de comprar.

Passos


1

Tente identificar as situações que aumentam o seu desejo de comprar e os sentimentos que levam você a querer adquirir coisas.

2

Diga não às promoções e às vendas pelo telefone.

3

Deixe os cartões de crédito e o talão de cheque em casa se não for precisar deles de modo programado.

4

Cada vez que quiser comprar alguma coisa (perfumes, roupas, objetos para a casa), pergunte-se se realmente você precisa daquilo.

5

Evite ir ao shopping sozinha. Peça a alguém da família ou a um amigo para ir com você.

6

Anote tudo que você gasta todos os dias. No fim da semana, analise as despesas feitas e avalie que gastos poderiam ter sido evitados.

7

Se você precisa realmente comprar alguma coisa, não faça isso num impulso. Espere alguns dias e faça a compra depois e acompanhada.

8

Quando for ao supermercado, leve uma lista e não compre nada além do que planejou.

Importante

Comprar é muito gostoso, mas quando é a única coisa que ajuda a combater a tristeza acabamos adquirindo coisas inúteis que depois nos arrependemos de ter comprado. Quando o ato de comprar se torna incontrolável, ele deixa de ser um prazer e vira um problema.

Especialista: Fabiana Monteiro

Postar um comentário:

0 comments: