Resumo

As velas são componentes essenciais no sistema de combustão. Sua estrutura básica não mudou muito ao longo dos anos, mas os fabricantes usam a cada dia novos materiais e tecnologias para melhorar a potência, a resistência ao calor e a durabilidade destes componentes. Veja como conseguir um melhor rendimento do combustível, evitar a emanação de gases poluentes e prolongar a vida útil das velas do seu carro.

Passos


1

Consulte o manual do carro, ou pergunte a um mecânico, para saber qual é o tempo médio de vida útil das velas. Você deve revisá-las periodicamente para o desempenho continuar adequado.

2

Use as velas apropriadas, já que algumas possuem resistências, com eletrodos de platina ou cobre. Se forem inadequadas, as velas podem causar falhas na unidade de comando, no ABS, no sistema de refrigeração ou no airbag.

3

Preste atenção a possíveis problemas ou falhas. Se ao circular em velocidades altas ou acelerar fundo você notar que o motor perde potência, ou que as explosões não são constantes, verifique as velas.

4

Dependendo do tipo de vela, as trocas devem ser feitas aproximadamente a cada 10 mil quilômetros. As velas de alta qualidade podem durar dez vezes mais, porém não melhoram o desempenho do motor.

5

Quando você for trocá-las, ajuste-as corretamente:

• Se o torque (aperto) for excessivo, você pode quebrar o isolador de cerâmica e provocar fugas de corrente (falhas de centelhamento, perda de potência, maior consumo de combustível, grande produção de gases poluentes e risco de danos no catalisador).

• Se a vela ficar pouco apertada, há riscos de falta de dissipação do calor e superaquecimento na câmara de combustão. Use um torquímetro ou instale as velas com um determinado número de voltas (de acordo com a recomendação do manual).


6

Utilize sempre a condição térmica especificada pelo fabricante.

• Os carros com motores mais potentes e de maior rendimento trabalham com temperaturas muito altas e precisam de uma vela que dissipe o calor da câmara de combustão rapidamente.

• Os carros tradicionais operam com temperaturas mais baixas e precisam de uma vela que dissipe o calor mais lentamente.


7

Substitua as velas toda vez que regular o ponto do motor. Aproveite também para trocar os cabos e, assim, melhorar o desempenho do motor.

Importante

• Qualquer problema com o tamanho, a profundidade ou a distância entre os eletrodos das velas afetará o funcionamento do motor, por isso, use sempre as adequadas.

• Não trocar as velas na época certa acarreta um aumento considerável no gasto de combustível e polui mais o meio ambiente.

Postar um comentário:

0 comments:

Back To Top