Resumo
O alcoolismo é uma doença difícil de ser diagnosticada porque, em geral, o doente nega o problema e porque às vezes é difícil distinguir o hábito de “beber socialmente” da dependência. Colegas de trabalho, familiares e amigos costumam perceber a situação, já que o usuário se comporta de maneira diferente, mais desinibido ou irritado, além de não conseguir chegar cedo ao trabalho ou se concentrar nas suas tarefas.
O alcoolismo tem diversas consequências para o organismo, como problemas estomacais, hepatite, gastrite, cirrose, perda de memória, aumento do risco de infecções e de acidentes, transtornos de ansiedade, depressão e insônia. Não existe cura. Mas existe tratamento, que inclui desintoxicação, terapia individual e participação em grupos de autoajuda.
Passos
1Se você acha que está sofrendo de alcoolismo, procure ajuda. O alcoolismo é uma doença e exige tratamento. | |
2O fundamental para evitar o consumo de álcool e drogas é a prevenção. E ela começa em casa. Converse com os seus filhos sobre esses assuntos. Lembre que você é o exemplo para eles. Na adolescência, eles se afastam dos pais para procurar a sua própria identidade. É fundamental que os pais os acompanhem nessa fase e se interessem pelas suas preferências. E é muito importante que conheçam seus amigos e os lugares que eles frequentam. | |
3Não pressione os seus filhos para serem “perfeitos”. Muitas vezes os pais exigem demais dos filhos e, quando não conseguem corresponder às expectativas, muito adolescentes se frustram e apelam a drogas e a bebidas para lidar com esse sentimento.
|
Importante
Especialista: Fabiana Monteiro
0 Comentários